A leitura é um caminho generoso,
uma viagem infinita,
um destino imensurável
CORRESPONDÊNCIA - Clarice Lispector
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo aquilo que a vida exige. Parece uma moral imoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo.
As mini-histórias e os processos de formação em contexto: o papel do coordenador pedagógico Alexandra Flores Bitencourt Carolina Lopes Kussler Cristiane Hauschild dos Santos Liliane Ceron Luciane Varisco Focesi Paulo Fochi Vanessa Bremm Pauli Entendemos que conectar a relação entre o cotidiano pedagógico e os processos formativos é um ponto central para a transformação dos contextos, pois envolve tanto os aspectos relacionados à formação como aqueles relativos à pedagogia desenvolvida em cada instituição. [...] Esses três aspectos - a formação que mobiliza a escuta das crianças pelos professores, assentar-se em teorias de base, contrastar o cotidiano - ajudam-nos a compreender de que modo o trabalho com as mini-histórias também auxilia nos processos de formação dentro das escolas do OBECI. Escutar as crianças Nas escolas que compõem o OBECI, valemo-nos da estratégia da Documentação Pedagógica para ver, perceber, refletir, transformar e narrar as aprendizagens das crianças e para c...
A ideia de que os brancos europeus podiam sair colonizando o resto do mundo estava sustentada na premissa de que havia uma humanidade esclarecida que precisava ir ao encontro da humanidade obscurecida, trazendo-a para essa luz incrível. Esse chamado para o seio da civilização sempre foi justificado pela noção de que existe um jeito de estar aqui na Terra, uma certa verdade, ou uma concepção de verdade, que guiou muitas das escolhas feitas em diferentes períodos da história. (pag. 11) [...] Fomos, durante muito tempo, embalados com a história de que somos a humanidade. Enquanto isso - enquanto seu lobo não vem -, fomos nos alienando desse organismo de que somos parte, a Terra, e passamos a pensar que ele é uma coisa e nós, outra: a Terra e a humanidade. Eu não percebo onde tem alguma coisa que não seja natureza. Tudo é natureza. O cosmos é natureza. Tudo em que eu consigo pensar é natureza. (p. 16-17) [...] Enquanto a humanidade está se distanciando do seu lugar, um monte de corpor...
As mini-histórias como um conceito de narrativa pedagógica Paulo Fochi A Documentação Pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico. Tratar das mini-histórias sem antes situar em uma dimensão maior, fragiliza e empobrece a riqueza do que vivenciamos no OBECI a partir dessa estratégia de comunicação.[...] O verbo documentar é sinônimo de registrar, de produzir documentos, evidências. [...] Já o substantivo documentação trata-se do documentos construído a partir dos registros realizados, ou seja, do produto em si (livreto, folheto, vídeo, painel, mini-história, portfólio). [...] O conceito de pedagógico da Documentação Pedagógica envolve um modo de olhar, de refletir, de fazer, de pensar e de comunicar o cotidiano pedagógico e as aprendizagens das crianças e dos adultos. Nesse sentido, tenho defendido que esse conceito, enquanto uma estratégia para a construção do conhecimento praxiológico, vai muito além de um modo de registrar e comunicar, pois tr...
Comentários
Postar um comentário