Prisioneiras do Espelho (Michele Engelke)

2. OS MITOS DA MÃE NARCISISTA 

[...]
Você a apresentou aos seus amigos receosa da eventualidade de ser humilhada e exposta, só para ouvir como a sua mãe é "agradável" e uma "ótima anfitriã". (Pag. 69)
[...]
[...] O comportamento da sua mãe perante os outros é pura encenação, nada mais do que uma mentira. (Pag. 70)

2.1 Ela é uma boa mãe
[...]
Fazer uma crítica a sua mãe é interpretado erroneamente como cuspir na cara da Virgem Maria. Tabu.
[...] Você, filha de mãe narcisista, pagou com o seu amor-próprio para se tornar membro desta instituição. Só que no seu lugar, a experiência de filha não corresponde ao que a instituição abdica. É como comprar um ingresso para uma comédia açucarada e acabar na sala de cinema errada assistindo O Massacre da Serra Elétrica.
[...]
Diferentemente do que se veicula nos comerciais de dia das mães, ela não lhe abraça forte para consolá-la quando você se sente triste. Quando você precisa dela, nunca está disponível, seja em pessoa ou emocionalmente. A palavra mãe, para você, abre a porta de um mundo prenhe de contradições.
[...]
[...] Amor de mãe verdadeira é consistente e inclui tudo o que diz respeito ao bem da criança.
[...]
Uma mãe genuína não faz de seus filhos  bodes expiatórios, não os usa como justificativa das suas próprias falhas nem os acusa de serem empecilhos de seu sucesso. Ela certamente abdica de usá-los para se promover ou como instrumentos para atingir seus objetivos. Uma mãe legítima tem plena consciência de suas responsabilidades e não força os filhos a agirem de forma independente quando ainda emocionalmente indefesos. Ela toma a responsabilidade dos filhos para si, bem como de seus próprios atos. Admite quando está errada e pede desculpas por perder a cabeça, ainda que modestamente. A mãe verdadeira não ignora palavras cruéis como feridas abertas e expostas ao tempo, para que se curem sozinhas, pois nutre um relacionamento de respeito com os filhos, tentando assegurar-lhes a felicidade da melhor maneira possível.
[...] Você sabe que a sua mãe é de verdade porque ela faz você se sentir amada e sabe que sua mãe é narcisista quando o amor não tem lugar na sua vida.
[...] Tudo o que acontece na sua família está relacionado à sua mãe, que define a dinâmica dos relacionamentos entre todos. Isso é devido ao fato de que sua mãe narcisista usa você, seu pai, seus irmãos, como qualquer outra pessoa na vida dela: como instrumentos.
[...] Somente quem tem uma mãe narcisista sabe como a vida em família é solitária.
[...] Você aprendeu cedo que no seu caso, a palavra mãe é só mais um título entre muitos dos quais sua mãe narcisista se apropriou.

2.2 Ela é agradável
[...]
Se tem uma característica da sua mãe narcisista que se pode afirmar sem medo e com toda a certeza, é que se trata de um talento artístico.
[...] Ela é capaz de tomar água e dizer que é vinho,se a pessoa que a estiver servindo puder beneficiá-la de alguma maneira.
[...]
Sem a presença de platéia, o comportamento muda e, em casa, com a família, ela retira as luvas e expões as suas verdadeiras garras.
[...] Nada a respeito da sua mãe é imutável, salvo sua mente transtornada. Pode-se afirmar que ela está agradável - em um momento específico - como quando deseja algo de você. [...] A experiência com a sua mãe narcisista lhe ensinou a não confiar em surtos de bom humos, pois o fato de estar mais animada não garante que você será tratada bem.
[...] Como o nível de tolerância ao desconforto da sua mãe é baixíssimo, ela só se sacrifica para servir as próprias vontades.
[...] Você pode contrariar a narcisista de várias maneiras: recusando-se a fazer o que ela quer, não retribuindo elogios ou reagindo de forma indiferente ao recebê-los, rejeitando argumentos, falando mais do que ela fala e movendo o foco da conversação para outras pessoas. Outra maneira eficiente consiste em ressaltar as qualidades de algo ou alguém que a narcisista despreza. Escolha uma pessoa, lugar ou atividade que sua mãe considere abaixo dela e, com grande deleite, descreva qualidades desta pessoa/coisa em detalhes. Assistir um narcisista perder a compostura é como ser surpreendida por um carro desgovernado dentro da sua própria sala. Choque total.

2.3 Ela é a anfitriã perfeita
[...] Na mesa da narcisista abonada só há do bom e do melhor desde os talheres até as baixadas, tudo é absolutamente perfeito, cintilante.
[...] Quando pequena, aprende que para ser tratado de maneira especial pela sua mãe narcisista, você tem de ser proveniente de fora do ambiente familiar.

2.4 Ela é comunicativa
[...]
A sua participação em conversas com a sua mãe narcisista é quase zero. Diálogo, com ela vira monólogo narcisista em um piscar de olhos. Você pode proferir basicamente quatro frases: "Alô", "Oi mãe", "Tudo bem" e Tchau, beijo". O restante é uma torrente de relatos pessoais, histórias do cotidiano, fofocas, lamentações, críticas à bola da vez e, se você tiver sorte, uma vaga, falsa inquisição ao seu estado: "E você, filha, tudo bem?". Com o ouvido doendo de ouvir o pronome "eu" duzentas vezes, você mente: "Tudo".
A sua mãe narcisista usa a fala para praticamente tudo, seja para confirmar o óbvio ou fazer um comentário totalmente desnecessário. Essa obsessão com a fala tem duas razões de ser: primeiro, não suporta o silêncio porque este fala mais alto do que a voz dela. O silêncio é a voz da verdade para os narcisistas. A ausência de som dá lugar a pensamentos, e pensamentos, para a sua mãe narcisista, são armas suicidas. Você sabe aquela voz crítica que faz com que você se sinta sem vontade de enfrentar um novo dia de manhã cedo? Multiplique-a por mil e terá o que a sia mãe narcisista ouve o tempo todo, todos os dias. A autrocrítica se une com todas as outras vozes negativas, a da insegurança, insatisfação e da raiva, em um coro alucinante de autodesprezo, aumentando ainda mais a inquietude narcisista.
[...] A sua mãe narcisista é melhor do que isso, nunca entrou nem entrará em depressão porque é um modelo de perfeição humana. Depressão, para ela, é coisa de pessoa fraca.

2.5 Ela é inteligente
Ouvir a sua mãe narcisista se autovangloriar de seus supostos atributos é como receber uma lavagem cerebral. Se alguém fica martelando na sua cabeça pelo resto da sua vida, que a cor verde não é verde, mas azul, quando você fizer 80 anos, você é capaz de olhar para o céu e achar que é um gramado
[...]
Por estar tão atenta àquilo que diz, para que os erros não corrompam a imagem impecável que se esforça em criar, a sua mãe narcisista é considerada articulada. Embora isso aconteça, ela não é inteligente. [...] No caso da sua mãe narcisista, o conhecimento não é construído de forma racional tampouco democrática, já que inexiste uma troca de ideias cordial com a sua mãe. Afinal, o narcisista abdica da verdade para apresentar a sua verdade. A sua mãe não argumenta, pois não precisa de razões para impor as opiniões dela nem persuadir você. Ela é sua mãe.
[...]
A pose de sabichona da sua mãe narcisista não resiste à investigação astuciosa. Como a opinião dela é tendenciosa e perfunctória, tende a mudar de assunto quando convidada a explorar o tema com maior profundidade.

2.6 Ela tem muitos amigos
[...] Para quem considera a amizade um relacionamento recíproco, uma amiga narcisista é tão genuína quanto bolsa de grife em barraca de camelô.
[...]
Uma pessoa é considerada amiga pela sua mãe narcisista quando proporciona algo que ela gosta, quer ou precisa.
[...]
Você perdeu a conta de quanta gente já passou pela vida da sua mãe narcisista. As muitas pessoas que se veem seduzidas por uma amizade nova, poucas resistem ao teste do tempo. [...] a maioria desaparece quando se dá conta de quem sua mãe verdadeiramente é. O restante permanece, mas se faz disponível em doses homeopáticas.
[...]
A sua mãe narcisista não deixa ninguém em paz e incomoda, inclusive, pessoa que não vê há anos. Você está sempre morrendo de vergonha de ser filha dela.
[...] Por não ter respeito por você como filha ou pessoa adulta, a sua mãe tira proveito também dos seus relacionamentos. Pessoas que se tornam íntimas suas, eventualmente acabam caindo na armadilha narcisista. Basta o seu amigo possuir um perfil compatível (não sabe dizer não, é uma pessoa boa, educada, tímida ou insegura), para deixar de ser seu amigo e virar amigo dela.
[...] Quanto mais constrangedora a situação para você, mais conveniente para ela.

2.7 Ela é influente 
[...]
A sua mãe narcisista tem opinião sobre tudo e um amor profundo de se meter nas vidas dos outros.
[...] A especialidade dela é projetar uma imagem de sabichona.
[...] O fato dela estar sempre humilhando a filha para se sentir forte, uma dica dela pode colocá-la em uma situação embaraçosa.
A melhor maneira de usar a influência de sua mãe narcisista é contra ela, quando propõe a direção B, você pode tomar a A e vice-versa. Melhor ainda do que seguir a recomendação, é ignorá-la completamente, pois ajuda de mãe narcisista é tão útil quando conselho de bêbado em mesa de bar.

2.8 Ela tem cuidado com a aparência
[...] A sua mãe toma cuidado com a imagem por ser a única coisa sobre a qual tem o devido controle. Por não ser inteira em alma como em corpo, compensa com o que você vê por fora. Por ter uma alma quebrada, seu senso de identidade é distorcido, corrompido e falso e, em função disso, passa a vida toda se moldando aos outros em uma busca obsessiva da imagem ideal. Os gostos e preferências dela são emprestados e passageiros, ou seja, nada é autêntico.
[...] Se a sua mãe está sempre impecável, é por puro medo de ser considerada velha, pobre, feia e desleixada.
[...]
A sua mãe é prisioneira da aparência, pois tal Narciso, escravizou-se à própria imagem.
[...] Avaliar as pessoas com base em seus atributos físicos é fácil, pois não exige muita destreza intelectual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7. Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak)

8.1 MINI-HISTÓRIAS (Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil - OBECI

10.1 A CRIAÇÃO DO PATRIARCADO: História da opressão das mulheres pelos homens (Gerda Lerner)