Prisioneiras do Espelho (Michele Engelke)

Conclusão

[...] Ter uma narcisista como mãe também aumenta a chance de ter sido vítima de  abuso psicológico/emocional. [...] De acordo com o narcisista, títulos conferem direitos especiais ao indivíduo. [...] A sua mãe narcisista usa da autoridade materna para manipular você, tanto psicológica como emocionalmente, para que você acredite ser seu dever servir aos interesses dela.
[...] Por intermédio da indisponibilidade afetiva e emocional, a sua mãe abusa da sua carência e amor de filha para que você se concentre nas necessidades dela, detendo também, assim, o seu desenvolvimento. Como reflexo da imagem da própria mãe, a sua individualidade tem e sempre terá relevância secundária.
[...] Acreditar na sua mãe narcisista é desacreditar em si mesma. O relacionamento de vocês duas sempre será desigual e contraproducente ao seu amor-próprio.

Exercendo a minha liberdade pessoal por meio do amor-próprio
[...]Após anos de ataques verbais, você cresceu e se tornou uma mulher adulta e capaz. Mesmo quando criança e despreparada, você conseguiu superar a dor do próprio desespero para tocar a sua vida para frente. A sua determinação de continuar vivendo em meio a tanta incompreensão e desentendimento, manteve você com os pés no chão. O desprezo e a frieza da sua mãe narcisista não foram suficientes para derrubá-la, portanto, o crédito desta vitória é todo seu. [...] O abuso psicológico/emocional é tão nocivo quanto o de ordem física. podendo levar ao suicídio. [...]
Amar, com o amor que sentiu pela sua mãe narcisista mesmo quando ela a humilhava abusando da sua confiança, ou seja, trata-se de uma característica natural sua. Essa habilidade de amar incondicionalmente é o seu maior atributo.
[...] Nada nem ninguém possui a autoridade de se posicionar entre você e o seu amor-próprio, nem mesmo a sua mãe. [...] Use do amor para mudar a sua vida definitivamente. Está na hora de fazer jus a pessoa que você é. Nunca é tarde para exercer a sua liberdade de ser, simplesmente, você.


Sobre a autora:
Michele Engelke é terapeuta cognitivo comportamental e fundadora da Liberty Counselling Luxembourg em Luxemburgo. A Liberty Couselling oferece Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para o tratamento do excesso de preocupação, da depressõa e problemas relacionados à baixa autoestima.

Visiste: www.filhasdemaesnarcisistas.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7. Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak)

8.1 MINI-HISTÓRIAS (Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil - OBECI

10.1 A CRIAÇÃO DO PATRIARCADO: História da opressão das mulheres pelos homens (Gerda Lerner)