6. Documentação Pedagógica (Sueli A. Mello, Maria Carmem S. Barbosa, Ana Lúcia G. de Faria)
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - Outro modo de escutar as crianças e a prática pedagógica refletindo sobre a formação continuada de professores e professoras.
[...]
Em sua carreira como professor e gestor, Loris Malaguzzi criou muitas estratégias políticas e pedagógicas; uma delas tem sido imprescindível para o sucesso de sua abordagem. Ela se chama Documentação Pedagógica [...] que, pouco a pouco, foi expandido suas três funções. (p. 9)
A primeira é a sua função política, de criar um diálogo entre a escola e seus professores e as famílias e a comunidade. [...] Assim a documentação pedagógica com suas diferentes estratégias metodológicas [...] foi apresentando para a comunidade seus afazeres, suas propostas, seu dia a dia, e com isso conquistou a adesão da população que compreendeu seu valor como espaço educativo público para crianças inclusive os bebês. (p. 9-10)
A segunda função diz respeito ao modo como a Documentação Pedagógica apoia e sistematiza o acompanhamento da vida das crianças na escola, suas produções , imagens de suas ações e interações, palavras ditas em contextos de interações sociais e/ou de investigações científicas ou em textos ditados para o professor, criando memórias da vida individual de cada criança e também da vida do grupo. [...] (p. 9)
[...]Requer uma decisão coletiva: não é possível documentar sozinho, porque sobre o documentado é necessário um diálogo, é necessário que o outro ou a outra possam compreender, é necessário estar disposto a despir-se e a aceitar a crítica. (p. 16)
[...] Um trabalho feito com uma pedagogia rigorosa, criativa e comprometida, e, portanto, muito exigente com o trabalho dos professores e das professoras, para mostrar ao mundo a imagem de uma infância potente desde o seu nascimento e capaz de expressar-se por múltiplas linguagens. (p. 17)
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