6.4 Documentação Pedagógica (Sueli A. Mello, Maria Carmem S. Barbosa, Ana Lúcia G. de Faria)
PARTE II - DOCUMENTAR: AGUÇAR OS OLHOS PARA CAPTAR MOMENTOS
DAR VISIBILIDADE AOS ACONTECIEMTNOS E AOS ITINERÁROS DE EXPERIÊNCIA DAS CRIANÇAS NAS INSTITUIÇÕES PARA A PEQUENA INFÂNCIA
Ana Lia Galardini e Sonia Iozzelli
Os significados da documentação
[...]
O compromisso de documentar o que acontece em uma comunidade educativa envolve, efetivamente, uma atividade sistemática e atenta de observação e de reflexão sobre a vida cotidiana na escola da infância, uma atividade que nos enriquece do ponto de vista a compreensão das potencialidades das crianças, que se tornam visíveis precisamente porque são compreendidas e respeitadas. (p. 88)
[...]Na verdade, a documentação, para ter significado não deve se limitar a explicar episódios individuais, mas deve relacionar, em uma narrativa única e coerente, episódios significativos de um projeto realizado e criado para o bem-estar das crianças e suas famílias. (p. 89)
É verdade que é preciso tempo para entender, para se distanciar do que se tenha vivido na vida cotidiana e, assim, ser capaz de explicá-lo, recompondo, em um cenário coletivo, fragmentos de experiências que têm coerência de conteúdo e significado. [...] Confiar às paredes da entrada a tarefa de documentar a história e as vivências das experiências educativas significa iniciar um diálogo permanente na relação com os pais, por essa razão significa promover a participação de todos na vida da escola a partir da informação e do conhecimento. (p. 90-91)
Documentar para as famílias
A documentação os ajuda a "ser parte" da experiência dos filhos, a se sentir envolvidos e a criar experiências comuns. É também um estímulo para interessarem-se pelo que acontece durante o tempo da escola, para além da pergunta costumeira "o que o meu filho comeu?". (p. 96)
Documentar para a comunidade
[...] Tornar transparente o trabalho e tornar visíveis crianças, professores e pais para a comunidade mais ampla: são tarefas que pertencem ao perfil profissional dos professores e que contribuem para gerar um sentimento de pertencimento e de adesão à escola e a seu valor educativo. Na verdade, documentar significa dar força para a voz das crianças e dos pais, e à dos próprios educadores comprometidos com comunicar tudo o que escutam e interpretam. (p. 97)
[...] Com a documentação é possível dar a cada escola uma identidade que refletirá as pessoas que ali estiveram envolvidas e criar um sentido de continuidade para aqueles que ali trabalham.
Comentários
Postar um comentário