6.5 Documentação Pedagógica (Sueli A. Mello, Maria Carmem S. Barbosa, Ana Lúcia G. de Faria)

DOCUMENTAÇÃO COMO ARGUMENTAÇÃO E NARRAÇÃO: DAR VISIBILIDADE E FORMA AOS PROCESSOS NA VIDA COTIDIANA

Mara Davoli
[...]
O problema é: que crédito damos à criança? Que qualidades e competências lhe atribuímos? A imagem da criança (e da infância) é uma imagem precária, mutável que varia através dos tempos e culturas diferentes; (p. 100) ...] 

    Cada criança, com tempos e maneiras pessoais que nem sempre podem ser programadas, podem nos ajudar a refletir sobre como as crianças aprendem. (p. 103)

    A documentação, se for feita e usada durante a experiência, torna visível, ainda que parcialmente, as estratégias cognitivas utilizadas para cada menino ou menina: é, portanto, não apenas documentação de produtos, mas também documentação de estratégias e de processos; porque não é nossa tarefa nem nosso objetivo anular diferenças, mas ouvir, da valor e visibilidade à qualidade das diferenças. (p. 103)
[...]
    Aprender a ensinar, este é o nosso dever perene e difícil: aprender a aprender ao longo da vida, um direito que temos de assegurar às crianças, além de garantir a nós mesmos. (p. 107)

[...] a alegria, o bem-estar, o fato de estar bem com nós mesmos e com os outros, são elementos necessários para a construção de qualquer aprendizagem. (p. 109)

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