4.11 Inteligência Emocional - A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente - Daniel Goleman, Ph.D.
PARTE QUATRO - MOMENTOS OPORTUNOS
12 - Ambiente familiar
Há centenas de estudos que demonstram que a forma como os pais tratam os filhos - se rígida disciplina ou empática compreensão, indiferença, simpatia, etc. - tem consequências profundas e duradouras para a vida afetiva da criança. (p. 208)
[...]
O três mais comuns padrões de pais emocionalmente inábeis são:
- Ignorar qualquer tipo de sentimento.
- "Laissez-faire," - Tal como aqueles pais que ignoram os sentimentos da criança, estes pais raramente intervêm para sugerir ao filho um sentimento diferente.
- Ser muito rigoroso, não respeitar o que a criança sente.
O que é preciso aprender antes de entrar para a escola
A primeira oportunidade para moldar os ingredientes da inteligência emocional é nos primeiros anos, embora essas aptidões continuem a formar-se durante todo o período escolar, As aptidões emocionais que, posteriormente as crianças adquirem formam-se em cima daquelas aprendidas nos primeiros anos. Essas aptidões como vimos no capítulo 6, são o alicerce essencial de todo o aprendizado. Um trabalho realizado no Centro Nacional de |Programas Clínicos Infantis afirma que o sucesso na escola não é previsível tanto pelo capital de fatos da criança ou de sua capacidade precoce de ler quanto por medidas emocionais e sociais: ser autoconfiante e interessado; saber que tipo de comportamento adotar e como frear o impulso para se comportar mal; ser capaz de aguardar a sua vez, seguir orientações e procurar ajuda junto aos professores e expressar suas necessidades quando em companhia de outras crianças. (p. 211)
[...]
Para que uma criança esteja pronta para ir para a escola, é necessário que ela já tenha um conhecimento básico: como aprender. O trabalho relaciona sete dos principais ingredientes dessa aptidão fundamental - todos relacionados coma inteligência emocional.
1. Confiança
2. Curiosidade
3. Intencionalidade
4. Autocontrole
5. Relacionamento
6. Capacidade de comunicar-se
7. Cooperatividade. (p. 211-212)
Aprendizagem emocional básica
Os três ou quatro primeiros anos de vida são um período em que o cérebro da criança cresce até cerca de dois terços de seu tamanho final. É nesse período mais do que na vida posterior, que os principais tipos de aprendizagem ocorrem mais facilmente - e a aprendizagem emocional é a mais importante. (p. 213)
Comentários
Postar um comentário