4.16 Apêndice - Inteligência Emocional - A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente - Daniel Goleman, Ph.D.

APÊNDICE B - CARACTERÍSTICAS DA MENTE  EMOCIONAL

Uma resposta rápida e simplificada
Paul Ekman vê a rapidez com que as emoções se apossam de nós - antes mesmo que nos demos conta de que já se instalaram em nós - como uma adaptabilidade emocional essencial. [...] Ekman desenvolveu um sistema capaz de detectar alterações sutis na musculatura facial e na fisiologia corporal, que ocorrem em milésimos de segundo após a ocorrência do fato que causou determinada emoção.

"O amor", disse Stendhal, "é como uma febre que vem e vai, independente de nossa vontade". Mas isso não ocorre só no amor, mas também na raiva e no medo que nos toma, em que temos a sensação de que algo aconteceu, sem nossa deliberação. (p. 307)


O passado dentro do presente
Na ocorrência de um evento que traga para a mente emocional, por um mínimo detalhe, fortes sensações do passado, a reação que se desencadeia é idêntica àquela vivida originalmente. [...] Uma pessoa adulta que, durante a infância, sofreu castigos dolorosos e por isso aprendeu a sentir muito medo e antipatia diante de uma cena raivosa, terá sensações similares ao ver uma cara raivosa que, efetivamente, não constitua ameaça. 

Se as sensações são fortes, então a reação que desencadeiam são óbvias. Mas se vagas ou sutis, é possível que não percebamos exatamente que emoção estamos tendo, ainda que ela esteja exercendo uma influência na forma como reagimos no momento. (p.309)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7. Ideias para adiar o fim do mundo (Ailton Krenak)

8.1 MINI-HISTÓRIAS (Rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil - OBECI

10.1 A CRIAÇÃO DO PATRIARCADO: História da opressão das mulheres pelos homens (Gerda Lerner)